10 benefícios do Método Canguru

by - maio 15, 2020

Hoje, 15 de maio, celebra-se o dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru. Para quem não conhece este método, também conhecido por pele com pele, foi desenvolvido na década de 70 pelo pediatra Edgar Rey. Este pediatra queria desenvolver um método alternativo às incubadoras, já que na altura havia uma sobrelotação das Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN). Assim, concebeu o método canguru para garantir estabilidade dos sinais vitais e diminuir as infeções dos bebés.O método Canguru, consiste no contacto pele com pele do bebé com o peito de um adulto, sendo o ideal que seja com um dos pais. Estudos indicam que existe de facto inúmeros benefícios quer para os pais quer para o bebé.

Nas UCIN, onde o cuidado é tão humanizado, falam-nos dele e aconselham que o façamos assim que a situação clínica do bebé permita. Eu, enquanto mãe de gémeos prematuros, lidei com esta realidade. A verdade é que eu conseguia comprovar os benefícios no imediato. A Clarinha foi a primeira a desfrutar e os sinais vitais dela regularizavam de uma forma espectacular. Uma bebé que fazia apneias, bradicardias, naquele período estava muito mais estável. No peito do pai então parecia mesmo que estava na praia. Dormia ela e dormia o pai. O Xavier beneficiou noutro contexto: a infeção. Também minimizava as bradicardias, taquicardias e sobretudo as 2 infeções pela qual passou. Passado ali 1h/1h30 começava a ficar com muito calor lá tinha de voltar para o ninho.
Enquanto mãe, já nem me refiro à vinculação mas transmite uma segurança e um apoio emocional e psicológico muito grande. A confiança aumenta porque se há coisa que uma mãe de prematuros é, é insegura. E ali a magia acontece.

Deixo-vos 5 benefícios para o bebé e para os pais.

Para o bebé:

  • Melhora a regulação da temperatura corporal cutânea e central através do mecanismo de condução da temperatura do adulto;
  • Diminui a variação das frequências cardíacas e respiratórias;
  • Melhora a oxigenação e reduz as bradicardias (batimento irregular e lento)
  • Promove a regulação do sono-vigília;
  • Melhora o crescimento e desenvolvimento. 



Para os pais:
  •  Promove a vinculação;
  • No caso da mãe, aumenta a produção de leite;
  •  Melhora o bem-estar emocional e psicológico;
  • Incentiva a relação entre os pais e os bebés;
  • Possibilita maior competência e amplia a confiança dos pais no cuidado ao seu filho.

Por aí, tiveram oportunidade de experimentar? Em que contextos? Sabiam destes benefícios para as díades mãe-filho, pai-filho? Partilhem as vossas experiências.



You May Also Like

0 comentários